Santa Casa de Chavantes venceu o processo seletivo e já está fazendo a transição com o Erasto Gaertner
A partir do próximo dia 13, sábado, o HMA (Hospital Municipal de Araucária) será administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes pelos próximos 12 meses. A instituição foi a vencedora do processo seletivo 002/2021.
Na manhã desta terça-feira (09) a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) realizou uma reunião com a nova gestora. Na ocasião foram discutidos temas relevantes à transição da administração, pontos importantes do contrato e também foi uma oportunidade para apresentar a nova direção do HMA.
O presidente da Santa Casa de Chavantes, Dr. Anis Ghattás Mitri Filho disse que a instituição está animada com o novo desafio e não vai medir esforços para ter sucesso na gestão do HMA. “Estamos com muita vontade de fazer com que o hospital dê certo. Vamos fazer de tudo para isso acontecer”, destacou.
Contrato
O valor mensal do contrato entre a Prefeitura e a Santa Casa de Chavantes é de R$ 4.082.006,02. O valor é superior ao do atual contrato com a Liga Paranaense de Combate ao Câncer (Erasto Gaertner) que estava administrando o hospital de forma emergencial desde o mês de março deste ano.
A Secretaria de Saúde afirma que o reajuste se deve a uma série de fatores como, por exemplo, o pronto atendimento passar a ser porta aberta, de modo a dividir a demanda com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a adaptação do valor da hora médica, custo de medicamentos e de outros insumos. Além disso, o novo contrato prevê ainda um acréscimo no número de cirurgias eletivas e outros procedimentos como, por exemplo, o exame de mamografia que vai passar de 200 para 300 mensais. “Também é importante pontuar que neste novo edital incluímos endoscopia, ortopedia e colonoscopia e isso faz com que amplie os atendimentos”, destaca o secretário de Saúde, Adilson Suguiura.
Entre as metas que o novo gestor terá, o contrato prevê a realização de, no mínimo, 1.500 exames de raios x, 250 ecocardiogramas, 165 endoscopias, 300 mamografias, 200 eletrocardiogramas, 135 tomografias, 150 testes ergométricos, 75 colonoscopias, 25 biópsias de próstata, 93 cirurgias eletivas, 110 consultas ambulatoriais, cirurgias e a gestão da maternidade, leitos de UTI e o Pronto Atendimento Infantil (PAI).
Santa Casa de Chavantes
A Santa Casa de Misericórdia de Chavantes é uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada no ano de 1923.
Possui unidade própria, o Hospital da Santa Casa de Chavantes, que funciona ininterruptamente há mais de 90 anos, atendendo a população da cidade de Chavantes e região do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, em São Paulo.
Em 2020, com a experiência de seus diretores e conselheiros, que atuam há mais de 15 anos em Gestão de Equipamentos de saúde, tornou-se uma Organização Social de Saúde (OSS).
Por PMA