A tão esperada Ponte de Guaratuba, um anseio que perdura há mais de 40 anos, será oficialmente inaugurada nesta sexta-feira, dia 1º de maio, em uma data que carrega simbolismo: o Dia do Trabalhador. A obra representa não apenas a conclusão de um projeto, mas o fim de uma longa espera que se traduziu em dificuldades para a população local, que dependia do ferry boat para a travessia. Agora, Guaratuba e o Litoral do Paraná poderão desfrutar de um desenvolvimento que há muito se fazia necessário.
Durante a construção, mais de mil trabalhadores estiveram envolvidos simultaneamente nas atividades da obra. Ao todo, foram contabilizados impressionantes 3 milhões de horas trabalhadas ao longo do projeto, envolvendo pedreiros, carpinteiros, operadores de máquinas, entre outros profissionais, muitos deles oriundos de Guaratuba e de outras regiões do Brasil. Todos se uniram em um esforço conjunto para garantir a entrega da estrutura dentro do cronograma estabelecido.
Um dos trabalhadores, Abrão de Oliveira, carpinteiro que esteve presente desde o início da construção, expressa sua alegria ao fazer parte deste momento histórico. Morador de Guaratuba por 15 anos, ele vivenciou de perto as dificuldades que a falta da ponte impôs à população. “Passei por muitos apuros tentando atravessar para Paranaguá, enfrentando longas filas na balsa. Finalmente, a ponte se tornou realidade. Esperávamos por isso há décadas”, diz, orgulhoso por sua contribuição à obra.
- Painel artístico de 7 metros de altura eterniza a Ponte de Guaratuba em azulejos.
O sentimento de realização e gratidão também é compartilhado por outros operários. Walcir Andrade Tobias, pedreiro que começou a trabalhar na obra em setembro de 2024, destaca o privilégio de fazer parte de um projeto tão significativo para a comunidade. Ele reside em Guaratuba e, originário do Mato Grosso do Sul, reflete sobre a importância histórica do ferry boat para a região. “O ferry boat serviu a todos nós durante anos, mas a espera pela ponte trouxe esperanças renovadas”, relata.
- Acesso para ciclistas e pedestres na Ponte de Guaratuba será liberado às 3h de sábado.
A construção da ponte representa uma nova era para a cidade, e o objetivo compartilhado entre os trabalhadores é claro: unir a população e facilitar o transporte na região. “Acredito que agora poderemos falar com orgulho sobre a ponte, um sonho que se concretizou”, completa Walcir, que também se emocionou ao ver a expectativa de amigos e familiares, que frequentemente questionavam sobre o andamento das obras.
Alessandro Barreto, um encarregado de montagem vindo de Itumbiara, Goiás, compartilha sua experiência única ao trabalhar na ponte. Chegando em fevereiro de 2025, ele atuou em um dos trechos mais icônicos da estrutura, o estaiado. “Essa é a minha primeira experiência em construção de pontes; minha trajetória antes era em usinas hidrelétricas. Trabalhar dentro do mar foi uma novidade e bastante interessante”, explica.
Com a entrega da ponte, a satisfação por ter contribuído para um projeto tão esperado é palpável entre os trabalhadores. “Estar aqui é um prazer imenso. Ouvia sobre a importância dessa obra antes de chegar, e agora posso ver o sonho se tornando realidade”, conclui Alessandro.
A Ponte de Guaratuba, um investimento de mais de R$ 400 milhões do Governo do Estado, foi realizada sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e executada pelo Consórcio Nova Ponte. Com uma extensão de 1.244 metros, a estrutura conta com quatro faixas para tráfego, calçadas com ciclovias, além de guarda-corpos, conectando os acessos na PR-412 e abrangendo cerca de 3 quilômetros no total. Assim, a nova ponte não apenas melhora a infraestrutura da região, mas também promete impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Guaratuba.
Fonte:: parana.pr.gov.br



