Nesta segunda-feira (04), a Copel iniciou uma ação em Araucária com foco nos cabos de internet e de telefonia em situação irregular nos postes. Na sexta-feira (01), uma reunião realizada pela Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Urbanismo (SMUR), e a Copel, apresentou às empresas de telefonia e de internet os detalhes da ação. Dos representantes de 37 contratos que a Copel possui, apenas 5 empresas compareceram à reunião. A primeira etapa será realizada ao longo de 15 dias na região central de Araucária.
Segundo a Copel, a ideia é que a empresa de telefonia (ou de internet) vá à frente retirando seus cabos rompidos/caídos ou organize o que estiver em desacordo. A equipe da Copel passa na sequência, verificando se os cabos estão organizados. Aos sábados, em vez de uma, serão quatro equipes da Copel na ação. A Prefeitura dará o suporte necessário, como o acompanhamento pela equipe de Trânsito no local.
Primeiras vias
A relação das primeiras ruas selecionadas para esta ação foi fornecida pela Prefeitura à Copel, e as empresas foram devidamente informadas. A primeira via atendida foi a Rua Dr. Claudino dos Santos, próximo ao Terminal Central, seguida pela Avenida Dr. Victor do Amaral e a Rua Pedro Druszcz. Na sequência, as equipes devem atuar na rua Fernando Suckow, Avenida Archelau de Almeida Torres, Rua Professor Alfredo Parodi e Rua Miguel Betolino Pizatto.
Vale lembrar que os postes são de responsabilidade da Copel e ela fornece, mediante contratação, a autorização para incorporar o cabeamento de telefonia ou internet. Por sua vez, essas empresas devem manter o cabeamento em condições adequadas, inclusive em relação ao espaçamento entre os cabos.
Conforme explicou a representante da Copel na reunião, Tais Andressa Lazaro, o que a Copel deseja é ter essas empresas como parceiras nas ações, que devem ocorrer de segunda a sábado, por volta das 8h30 às 16 horas.
Diálogo
Apesar da cobrança para que a situação seja regularizada, é importante destacar que a reunião para tratar do assunto ocorreu dentro da melhor cordialidade e que representantes da Prefeitura/SMUR, Copel e empresas agora contam com um grupo de WhatsApp para alinhar os detalhes sobre o andamento da ação. O objetivo é trabalhar também a conscientização com as empresas e os trabalhadores envolvidos na rotina dos trabalhos.
Durante a reunião de sexta-feira (01), o prefeito Gustavo Botogoski lembrou que essa questão de cabeamento solto é um problema comum a outros municípios da região e que a sociedade cobra uma solução do poder público. “A solução viável é traçar uma linha de trabalho. O município tem todo o interesse em resolver”, declarou.
Já o secretário de Urbanismo, Walter Emilio Voss, ressaltou que a questão principal nesta ação é de segurança, para evitar acidentes com transporte coletivo, motociclistas e crianças. Ele revelou ainda que a Prefeitura, que já vinha notificando a Copel, agora, com a parceria, vai poder notificar diretamente as empresas a tomarem providências.
SMCS