Trabalhadores desempregados querem que seja cumpria a lei que prevê que 70% das vagas de trabalho sejam ocupadas por moradores de Araucária.
A reunião aconteceu na tarde da última terça-feira (29), na sede do Partido Verde, e contou com a presença de mais de 50 trabalhadores e do vereador Fábio Pavoni (PV).
A lei 2828/2025 que os trabalhadores querem que seja cumprida determina que 70% nas novas vagas de trabalho oferecidas sejam destinadas a habitantes da cidade, ou da região. Além disso, a lei ainda prevê que 15% das vagas devem ser ocupadas por mulheres, quando a vaga puder ser ocupada por elas.
A principal reclamação é que quando há paradas da Petrobras as vagas de trabalho são ocupadas por trabalhadores de fora. Outro questionamento é as vagas estarem no controle do sindicato e não nas mãos da Agência do Trabalhador (SINE).
Sérgio Costa, um dos trabalhadores diz que as vagas são ocupadas por pessoas que não moram na cidade. “Nós não temos nossa chance, o pessoal que vem pega nossas vagas. Mas agora vai mudar, vamos pedir apoio para mais pessoas. Vamos até o governador pedir este apoio”, afirmou.
O vereador Fábio Pavoni assumiu o compromisso de ajudar. “O meu compromisso é que as vagas voltem para o SINE e não fique lá no Sindicato. O SINE gerência essas vagas e faz cumprir a nossa lei”, destacou.
Serão enviados ofícios para o Sindimont para saber se está sendo cumprida a lei e para a Petrobras para que fiscalize as empresas prestadoras de serviço.
Da redação