Entre os dias 18 e 21 deste mês, o IDR-Paraná marcou presença na 23ª Jornada de Agroecologia, realizada no Campus do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O principal objetivo da instituição foi promover debates sobre alternativas para enfrentar as crises sociais e ambientais que afetam a sociedade contemporânea.
O evento contou com uma programação diversificada, incluindo a Feira da Biodiversidade, que reuniu cerca de 150 empreendimentos voltados à economia solidária. Além disso, foram realizadas conferências, rodas de conversa, seminários, oficinas, bem como a distribuição de sementes, mudas e uma variedade de atrações culturais. A Jornada se firmou como um dos principais espaços de discussão acerca da agricultura sustentável no estado do Paraná.
A Estação de Pesquisa em Agroecologia (CPRA), localizada em Pinhais, foi a responsável pela representação do IDR-Paraná, onde montou um estande que se destacou pela distribuição de variedades de sementes de IPR, que incluem milho, feijão, arroz, trigo, trigo mourisco, ervilha forrageira, feijão guandu, nabo forrageiro e ramas de mandioca. O estande também serviu para a divulgação de publicações sobre agroecologia e dos projetos de pesquisa e extensão relacionados ao tema.
Para evidenciar o trabalho desenvolvido com bambu, a Estação apresentou uma variedade de estruturas feitas com esse material, incluindo biombos, barracas, bancos de jardim e maquetes de estufas. Estas construções fizeram parte da organização estrutural do evento. Nesta edição, o espaço “Túnel do Tempo” foi montado em bambu e contou a história das jornadas anteriores, com o suporte do IDR-Paraná.
Os extensionistas e pesquisadores que representavam o Instituto durante o evento também realizaram oficinas sobre minhocultura, cestas solidárias para promover um consumo mais consciente e fungicultura agroecológica. Um dos destaques foi a semente de milho IPR-216, que recebeu um certificado de “pureza e livre de transgênicos” durante a programação.
Além de compartilhar conhecimentos, os extensionistas do IDR-Paraná distribuíram sementes, manivas e publicações para aproximadamente 160 famílias de agricultores. A maioria desses beneficiários era composta por acampados e assentados do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), de diversas regiões do Paraná, além de moradores urbanos interessados na prática da produção agroecológica.
A participação do IDR-Paraná na 23ª Jornada de Agroecologia já se tornou uma tradição e reflete o compromisso contínuo da instituição com a promoção da agroecologia e o fortalecimento da agricultura familiar no estado.
Fonte:: idrparana.pr.gov.br




