Grêmio supera o Atlético-MG e abre vantagem na semifinal da Copa do Brasil

Redação Rádio Plug
5 min. de leitura
O atacante Carlos Vinícius marcou um dos gols d...

O Grêmio deu um passo importante rumo à decisão da Copa do Brasil ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0, em partida realizada na noite deste domingo, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Carlos Vinicius e Noriega, garantindo uma vantagem sólida para o confronto de volta.

Com o resultado construído em casa, a equipe gaúcha agora pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta, marcado para o próximo sábado, às 18h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, para garantir a classificação. Por sua vez, o time mineiro precisará vencer por três gols de margem para avançar no tempo regulamentar. Caso os alvinegros triunfem por exatamente dois gols de vantagem, a vaga na decisão será definida nas cobranças de pênaltis.

Compromissos anteriores pelo Campeonato Brasileiro

Antes de voltarem a focar no torneio eliminatório, ambos os clubes entram em campo no meio de semana para cumprir compromissos pelo Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro. O Grêmio, que atualmente luta para se afastar da zona de rebaixamento, terá um desafio difícil contra o Flamengo, líder da competição, no estádio do Maracanã, às 19h30. Já o Atlético-MG viaja para enfrentar o Botafogo, às 21h30, no estádio Nilton Santos.

O vencedor deste chaveamento enfrentará na grande final o ganhador do confronto entre Palmeiras e Vasco. Na partida de ida da outra semifinal, disputada também neste domingo em São Paulo, a equipe alviverde levou a melhor e venceu por 1 a 0. A decisão do campeonato está programada para ocorrer em jogo único no dia 6 de dezembro, no Estádio Mané Garrincha, localizado em Brasília.

Caminho para a Copa Libertadores

Além da disputa pelo troféu, a competição nacional carrega um peso extra para o planejamento dos clubes: a classificação para a Copa Libertadores da América de 2027. O regulamentou estabelece que o campeão garante vaga direta na fase de grupos do torneio continental, enquanto o vice-campeão assegura um lugar na fase preliminar, desde que nenhuma das equipes esteja disputando a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

O Grêmio busca conquistar o seu sexto título na história da Copa do Brasil — tendo levantado a taça anteriormente nos anos de 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016 —, o que permitiria ao clube igualar-se ao Cruzeiro em número de conquistas. Enquanto isso, o Atlético-MG mantém vivo o sonho de alcançar o tricampeonato da competição, após os títulos celebrados em 2014 e 2021.

Análise do confronto na Arena

Dentro de campo, o Atlético-MG, que vinha de uma sequência negativa de três derrotas consecutivas, começou a partida impondo maior volume de jogo e controlando a posse de bola. No entanto, a equipe mineira demonstrou dificuldades nas finalizações, desperdiçando as oportunidades criadas no ataque.

Seguindo a estratégia desenhada pelo técnico Renato Gaúcho, o Grêmio adotou uma postura cautelosa, apostando na solidez defensiva e na velocidade dos contra-ataques. A tática mostrou eficiência logo aos 11 minutos da etapa inicial, quando o goleiro Weverton efetuou um lançamento direto da grande área. O atacante Carlos Vinicius dominou, driblou o marcador Léo Duarte e, da entrada da área, acertou um chute preciso no canto direito do goleiro Gabriel Delfim.

A vantagem gaúcha foi ampliada logo no início do segundo tempo. Aos 2 minutos, após uma jogada trabalhada pelo setor direito do ataque, Noriega aproveitou o espaço para marcar o segundo gol gremista.

O panorama do jogo só mudou na reta final, quando o Atlético-MG pressionou em busca de reverter o placar desfavorável e gerou lances de maior perigo. Aos 48 minutos, o zagueiro Vitor Hugo acertou uma cabeçada no travessão. Já nos acréscimos, aos 50 minutos, o Grêmio ficou com um jogador a menos em campo após a expulsão de Gustavo Martins, mas conseguiu segurar o resultado até o apito final.

Fonte:: bemparana.com.br

Anúncios
Compartilhe este artigo