Na tarde desta quinta-feira (28) pais se manifestaram nas redes sociais sobre a falta de carne na alimentação das crianças em alguns CMEI’s e escolas em Araucária. Por meio de nota, a prefeitura informou que o fornecimento de carne pela contratação emergencial deve chegar a partir desta sexta (29).
No dia 13 de agosto, a prefeitura já enfrentava problema com os três fornecedores o primeiro deles o saldo havia acabado, o segundo estava com problemas para movimentação das contas bancárias devido o falecimento de um dos sócios e a terceira empresa estava sem fornecedor.
Nesta quinta, imagens dos alimentos das crianças apareceram nas redes sociais revoltando os pais que ficaram preocupados com a alimentação de seus filhos, principalmente daqueles que estudam em unidades com ensino integral. As merendeiras estavam seguindo orientações das nutricionistas para poder diversificar a alimentação, mesmo sem carne.
Uma reunião foi feita com a equipe da secretaria municipal de Educação (SMED) juntamente com o prefeito Gustavo Botogoski, para resolver esta situação com urgência.
Em nota, a SMED esclarece que a situação da alimentação nas unidades da rede municipal foi impactada por problemas com o fornecimento dos produtos e que para minimizar o impacto para as crianças, a Prefeitura fez uma contratação emergencial que vai garantir o fornecimento de carne vermelha (de diferentes cortes) para a próxima semana e o carregamento deve chegar já nesta sexta-feira (29) às unidades.
Confira a nota na íntegra:
“Problemas no fornecimento de alimentos na rede municipal de ensino
A Secretaria Municipal de Educação (SMED) esclarece que a situação da alimentação nas unidades da rede municipal foi impactada por problemas com o fornecimento dos produtos.
No caso das carnes, dos três fornecedores contratados ainda na gestão anterior, dois deixaram de entregar os produtos – por diferentes razões –, o que sobrecarregou o fornecedor remanescente, que tem tido dificuldade para dar conta dos pedidos da Prefeitura, gerando atrasos. As empresas que não estão cumprindo o contrato têm sido notificadas e serão penalizadas na forma da lei.
Para minimizar o impacto para as crianças, a Prefeitura fez uma contratação emergencial que vai garantir o fornecimento de carne vermelha (de diferentes cortes) para a próxima semana. O carregamento deve chegar já nesta sexta-feira (29) às unidades.
Não é possível adquirir os alimentos em falta diretamente de fornecedores que estão fora do processo legal de contratação da Alimentação Escolar. Não se trata portanto de falta de recursos, e sim de uma séria restrição na entrega por parte do único fornecedor de carnes habilitado até o momento, o que está comprometendo o abastecimento.
A SMED fará um novo contrato emergencial para garantir a entrega das outras proteínas (frango, peixe e ovos), que nos últimos dias também tiveram o abastecimento comprometido. De uma maneira geral, com exceção das proteínas, as cozinhas das unidades estão bem abastecidas. E a Prefeitura de Araucária tem feito tudo o que está ao seu alcance para normalizar o fornecimento dos alimentos em falta com a maior brevidade possível.”