Araucária ganhou mais duas minibibliotecas, agora instaladas no Centro Pop e na Casa de Passagem — ambos serviços da rede municipal de Assistência Social voltados ao atendimento da população em situação de rua. Cada unidade recebeu 90 livros e 40 periódicos, fornecidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. As obras abrangem temas como literatura, autoajuda e biografias.
A ideia de levar o projeto a esses espaços surgiu a partir de discussões no Comitê Intersetorial de Acompanhamento das Políticas para a População em Situação de Rua de Araucária (CIAMP-RUA). Um dos acolhidos pela Casa de Passagem, Luiz Rodrigues, 35, comentou sobre o impacto da novidade. “Ainda estou tentando desenvolver o hábito da leitura, mas a Daniele, minha esposa, adora ler. Aprendemos muito com os livros. Agradecemos a oportunidade”, afirmou.
Para Deysi H. de Oliveira, coordenadora do Centro Pop, iniciativas como essa contribuem para o fortalecimento e a autonomia das pessoas atendidas. “Esse projeto de incentivo à leitura está alinhado com nossas ações. O Centro Pop é um espaço de convivência, onde promovemos oficinas e atividades para evitar o ócio e que contribuam para a emancipação do indivíduo e que vão ao encontro do resgate de sua dignidade. Recebemos o projeto com muito entusiasmo”, destacou.
Democratização
As minibibliotecas têm como proposta aproximar os livros dos leitores de forma simples e inclusiva, sem necessidade de cadastro ou registro de empréstimo. Basta que a pessoa tenha interesse e leve o exemplar.
Segundo o Departamento de Literatura, a maioria dos títulos disponibilizados é fruto de doações da própria comunidade. A recomendação é que, após a leitura, os livros sejam devolvidos para que mais pessoas possam usufruir da iniciativa.
Outros pontos de minibibliotecas em Araucária:
• Terminal Central de Araucária
• Terminal Vila Angélica
• Praça da Bíblia
• Praça Matriz
• Praça Seminário
• CEMO
SMCS