Ric Mais traz matéria sobre o Ministério Público que abriu inquérito para apurar supostas fraudes na eleição para conselheiro tutelar em Araucária. O pleito ocorre no dia 1º de outubro e vai eleger 10 entre 44 candidatos.
O Grupo RIC teve acesso aos vídeos que compõem a denúncia. Nas gravações, que supostamente são do vereador Ben Hur Custódio, é possível ouvir um homem dizendo que gastou R$ 24 mil para eleger 3 conselheiros em 2019.
Os vídeos revelam estratégias para buscar eleitores e garantir que os votos sejam dados aos candidatos do grupo político. “Vamos buscar 100 pessoas em casa (…) Pra gente fazer alguma coisa. Porque até 400 votos é certeza que entra o último”, diz o vídeo.
Além de organizar estratégias, o próprio interlocutor se apresenta como sendo Ben Hur. “Eu fiz 27 anos de política e não tenho 50 votos!”.
Em entrevista exclusiva ao Grupo RIC, uma testemunha que concorre à eleição de conselheiro tutelar em Araucária confirmou as ilegalidades.
“Ben Hur Custódio falou claramente que gastou R$ 24 mil na eleição passada para eleger 3 conselheiros. Ele fala que conseguiu colocar os 10 conselheiros atuais lá dentro. Sobre a questão do transporte, disse que vai levar 100 pessoas e que vai trabalhar para buscar ainda mais para garantir a eleição”, assegura.
Em resposta às acusações, o advogado de Ben Hur, Valter Luiz de Almeida Junior, disse em nota que não tem conhecimento da referida investigação, bem como desconhece qualquer gravação veiculada como sendo autêntica e do seu cliente. A defesa reforça que está à disposição para eventuais esclarecimentos após ter conhecimento integral da investigação.