Além dos pacientes, acompanhantes também têm direito a refeições no HMA
São servidas diariamente uma média de 550 refeições e o cardápio recebe atenção especial da equipe de nutrição
Não é nada fácil a tarefa de ser acompanhante hospitalar. Além de cansativo é estressante. Pensando em oferecer um maior conforto e tornar essa função menos pesada, o HMA (Hospital Municipal de Araucária) oferece alimentação aos acompanhantes no período em que estão no hospital.
De acordo com o setor de nutrição, a média de refeições diária é de 550, incluindo funcionários, pacientes e acompanhantes. Além disso, são fornecidas as dietas enterais (sonda) e fórmulas lácteas (leite). Para dar conta de toda essa demanda, a equipe da cozinha conta com mais de 20 profissionais sendo: 5 auxiliares de cozinha, 4 cozinheiras, 10 copeiras, 1 estoquista e 1 nutricionista.
Todos os dias, os pacientes recebem cinco alimentações: desjejum, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia e o cardápio tem uma atenção toda especial para não ter aquela cara de “comida de hospital”. A nutricionista, Filomena Zepechouka Halama explica que o cardápio sempre traz uma boa variedade, harmonia entre as preparações e um sabor especial. “Tem que ser colorido, com alimentos regionais e de todos os grupos alimentares, texturas, odores e sabores agradáveis”, destaca a profissional.
O HMA possui um cardápio padrão, composto por dois tipos de salada, um prato principal, uma guarnição, acompanhamentos (arroz e feijão), sobremesa (gelatina, sobremesa láctea ou frutas) e suco. “O preparo é feito sem adição de temperos prontos, utilizamos bastante temperos naturais como alho, cebola, salsinha, cebolinha e com pouco óleo, sem frituras”, completa.
Dependendo da necessidade do paciente, as dietas podem ser líquidas, brandas, pastosas, isentas de lactose, enterais e fórmulas lácteas para a pediatria e UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neo Natal (para recém nascidos).
Fornecedores
Para conseguir oferecer hortifrútis sempre fresquinhos o HMA adquire de um fornecedor local duas vezes por semana. Os pães são entregues todos os dias com variação diária: pão francês, pão fatiado, pão de milho, pão de leite, pão integral e no domingo chineque ou mini bolinho
fonte: araucaria.pr.gov.br
Que bom porque no ano passado estava lamentável com paciência e uma boa gestão tudo vai melhorar
Desde a época da pro saúde foi assim não mudou nada qto a refeição dos pacientes e acompanhantes