O início da temporada de declaração do Imposto de Renda (IR) traz uma oportunidade importante para os moradores de Araucária contribuírem com o desenvolvimento social da cidade. Até o dia 21 de maio, a Receita Federal receberá as declarações referentes ao ano de 2024, e durante esse processo, as pessoas físicas podem optar por destinar parte do IR devido para projetos sociais de Araucária.
De acordo com o secretário municipal de Finanças, Vinicius Lucyszyn, a expectativa é de que a prefeitura consiga recuperar entre 1 a 1,5 milhão de reais provenientes dessas declarações de IR. “Esse valor é muito importante para nós, pois pode ser destinado diretamente aos nossos fundos sociais e aplicado em ações concretas que beneficiam a população”, afirmou.
A secretária municipal de Assistência Social, Amanda Nassar, detalhou que Araucária conta com cinco fundos sociais principais: Fundo de Assistência Social, Fundo do Idoso, Fundo da Pessoa com Deficiência, Fundo da Mulher e Fundo da Criança e Adolescente (FIA). “Esses fundos são geridos de forma transparente, com participação paritária entre o poder público e a sociedade civil. Qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode destinar parte do seu IR para apoiar os projetos desenvolvidos nesses espaços”, explicou.

Um dos exemplos citados por Nassar é o Instituto Schnorr, que atende 224 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos na região do Jardim Tupi, com atividades como capoeira, atendimento psicológico e odontológico. “Esse é apenas um dos muitos projetos que já vêm sendo realizados com recursos dos nossos fundos sociais. E temos muitos outros planejados para este ano, aguardando a chegada dessas doações”, destacou a secretária.
Tanto Lucyszyn quanto Nassar reforçaram a segurança e a transparência na gestão desses recursos, com a prestação regular de contas e o acompanhamento dos conselhos municipais. “A população pode ficar tranquila em destinar sua contribuição, pois esses fundos são geridos de forma equilibrada, com participação da sociedade civil”, garantiu o secretário de Finanças.
A prefeitura planeja ainda criar um selo de “Empresa Amiga do Desenvolvimento Social” para reconhecer as organizações que realizarem doações aos fundos ao longo do ano. “Queremos estimular essa cultura de solidariedade e participação da comunidade no fortalecimento dos nossos programas sociais”, concluiu Amanda Nassar.
Qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode destinar até 6% do seu IR devido para apoiar esses programas. O próprio programa de declaração faz o cálculo desse valor, então o contribuinte não pagará nada a mais e também não terá sua restituição diminuída
Como fazer?
O período de entrega de Declaração do Imposto de Renda para pessoas físicas começou dia 17 de março. Se optarem pela declaração completa, os contribuintes também podem apoiar projetos sociais de Araucária.
A destinação de parte do imposto devido para projetos sociais locais ocorre sem pagar nenhum valor a mais, e também sem reduzir o valor da sua restituição. Quem contrata contador para fazer a declaração deve informá-lo de que deseja fazer a destinação de parte do IR devido para fundos da cidade de Araucária.
Pessoas com imposto a pagar – o valor doado no momento da declaração completa (com pagamento da DARF) será descontado do valor total a ser pago.
Pessoas com imposto a receber – O valor doado no momento da declaração completa (com pagamento da DARF) virá somado ao valor total da restituição prevista.
Quer saber mais sobre projetos apoiados e sobre a doação? Entre em contato pelo WhatsApp da SMAS (41) 99273-5319.