O Natal e o Ano Novo, são sinônimos de família e alegria, pode ser um período desafiador para muitas pessoas. A idealização das festas de fim de ano pode intensificar o sentimento de solidão em quem está passando por um momento difícil. Mas é importante lembrar: sentir-se só no fim de ano é mais comum do que se imagina.
Dra. Joana Darc Saliba, psicóloga na clínica São Vicente, no ano de 1995 vivenciou uma experiência que mudou completamente o rumo de toda sua vida, e que desde então vem tentando lidar com esse sentimento, reconhecendo que a dor irá dar espaços para novas perspectivas.
A ausência de alguém especial durante as festas de fim de ano, ou o sentimento de solidão, intensifica a tristeza e pode desencadear uma série de emoções complexas. Dra. Joana explica que culturalmente fomos moldados para enxergar o lado negativo de todas as situações que acontecem ao nosso redor e um dos fatores que potencializa essa negatividade é a crença de que esta emoção, dor ou angústia vai durar para sempre.
Dra Joana fala sobre o sentimento de sentir a dor como se jamais fôssemos superá-la
“A tarefa de imaginar um natal feliz, um ano novo feliz em meio a tanta dor não é fácil. A cada ano, temos a chance de aprender mais sobre a vida, sobre nós mesmos e sobre o ciclo natural da existência. A dor pode ser um mestre, desde que a gente a encare à aceite como convite para crescer a partir dela.
Aos poucos, você vai resgatando na memória os bons momentos vividos e percebendo que depois do adeus, o quanto do carinho por alguém que se foi ainda permanece. Assim renascemos.”
Ressignificar a dor e seguir adiante
“Embora o desafio de reencontrar o caminho em um cenário de dor e saudade seja complexo, não é impossível de ser atravessado. A vida, o tempo e as memórias darão espaço para que todas essas lembranças passem a viver dentro do seu coração: isso é restabelecer o vínculo afetivo.
É deixar as conexões de amor se manter, apesar da ausência física ou sentimental. É honrar o legado de tudo aquilo já vivido. É saber resgatar as lembranças de amor e se dedicar com bondade para a reconstrução da nossa alegria. Ela não está perdida, está apenas nos aguardando mais adiante.
É importante lembrar que a dor é um processo individual e cada pessoa lida com ela de uma forma diferente. Não existe uma fórmula mágica para superar a saudade e solidão, mas buscar apoio, cuidar de si mesmo e encontrar formas saudáveis de expressar seus sentimentos pode ajudar a aliviar a dor e a encontrar um novo significado para o Natal e o Fim de Ano.”
A importância em identificar o momento de pedir ajuda
“Na Clínica São Vicente oferecemos um ambiente acolhedor e uma equipe de 5 psicólogos para você cuidar da sua saúde mental. Nossa equipe está preparada para te auxiliar nesse e em outros diversos assuntos.
O Natal nos lembra da importância das conexões humanas. Mesmo em meio à solidão, é possível encontrar conforto, abrir-se para novas experiências e construir uma rede de apoio que nos acompanhe nas etapas seguintes da vida. Que as festividades de fim de ano sejam um momento de reflexão e autoconhecimento, para que você possa descobrir tudo o que é capaz de ressignificar.”