Empregados da Caixa votam nesta segunda-feira rumo ao fim da greve nacional

Redação Rádio Plug
4 min. de leitura
Greve na Caixa (Foto: Valter Campanato/Agência ...

A paralisação dos empregados da Caixa Econômica Federal alcançou seu décimo dia nesta semana, mobilizando a categoria em todo o país. Diante desse cenário de paralisação prolongada, os trabalhadores se reúnem nesta segunda-feira (21) para avaliar e decidir em assembleia se aceitam a nova proposta apresentada pela direção do banco e retomam as atividades laborais ou se optam pela continuidade do movimento paredista.

A pauta central da votação gira em torno da apreciação da nova oferta destinada ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para o período de 2026 a 2028. Além das cláusulas sociais e econômicas tradicionais, o texto colocado na mesa de negociações também aborda questões sensíveis para o funcionalismo, como a aplicação de descontos nos salários e na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em virtude da contratação estipulada, conhecida como contribuição negocial.

Mobilização e votação online

Para garantir a ampla participação da categoria, entidades sindicais de diversas regiões do país intensificaram as convocações. O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, por exemplo, convocou formalmente todos os empregados e empregadas vinculados à sua base territorial para participarem de uma assembleia geral extraordinária. O conclave ocorre de forma totalmente remota, transcorrendo das 11h às 18h desta segunda-feira (21), utilizando a plataforma digital Vota Bem para coletar os sufrágios.

A continuidade da paralisação ao longo destes dez dias tem gerado impactos perceptíveis no atendimento e na liberação de recursos, levantando debates sobre o ritmo de operações essenciais. Greve da Caixa atrasa crédito do programa Move Brasil e financiamentos imobiliários, evidenciando a relevância da instituição no fomento à habitação e a programas sociais de grande envergadura em território nacional.

Os detalhes da proposta apresentada pela direção

Um dos pontos nevrálgicos que motivaram a mobilização da categoria diz respeito ao custeio do plano de saúde dos trabalhadores, o Saúde Caixa. Historicamente, os empregados reivindicam melhorias e a manutenção de proporções justas de custeio. Na proposta formulada pela instituição financeira durante as negociações, houve uma movimentação em relação aos percentuais de participação patronal.

O texto pactuado prevê a ampliação do teto de participação da Caixa no custeio do plano de saúde. O índice, que anteriormente figurava em patamares menores, passa de 6,5% para 9% da folha de pagamento, com vigência programada a partir de 2027. Outro aspecto considerado relevante pelas lideranças sindicais é a preservação do modelo solidário do benefício médico, o que assegura que não ocorram cobranças diferenciadas baseadas na faixa etária dos beneficiários.

Adicionalmente, o acordo costurado prevê que o ano de 2026 não contará com reajustes nas mensalidades suportadas pelos empregados. Ficou estabelecido que a própria Caixa Econômica Federal assumirá o eventual déficit financeiro do plano durante esse período, o que atende parcialmente aos pleitos apresentados pelos trabalhadores nas mesas de negociação coletiva.

Com a abertura da votação online nesta segunda-feira, a expectativa das lideranças sindicais e da própria administração do banco é que haja um desfecho definitivo para o impasse trabalhista. O resultado da assembleia definirá se os serviços prestados pela instituição financeira retornarão à normalidade plena a partir dos próximos dias ou se o braço de ferro entre trabalhadores e diretoria continuará a gerar desdobramentos no setor financeiro e imobiliário do país.

Fonte:: bemparana.com.br

Anúncios
Compartilhe este artigo