O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou uma denúncia à Justiça contra Márcio Santos Nepumuceno, conhecido como Marcinho VP, sua esposa Marcia Gama Nepomuceno, e seu filho Mauro Nepomuceno, mais conhecido como Oruam, além de outras nove pessoas. Todos enfrentam acusações de organização criminosa e lavagem de dinheiro, resultantes de operações realizadas pela Polícia Civil, que culminaram na execução de mandados de prisão e busca e apreensão esta semana.
A 3ª Promotoria de Investigação Penal Especializada detalha a atuação do grupo na lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas em várias comunidades do Rio de Janeiro. Fica evidente, segundo a denúncia, que Marcinho VP mantém uma significativa influência sobre a facção criminosa Comando Vermelho, mesmo após mais de 20 anos encarcerado em um presídio federal de segurança máxima localizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Conforme a investigação, Marcia Nepomuceno desempenha um papel crucial como gestora financeira do grupo, recebendo quantias significativas em dinheiro de outros traficantes associados ao Comando Vermelho. Para disfarçar e ocultar o patrimônio ilícito, ela teria adquirido e gerido diversos estabelecimentos comerciais, imóveis e até fazendas.
Além disso, o MP ressalta que Oruam é um beneficiário direto das atividades criminosas, recebendo recursos provenientes de atividades ilícitas e utilizando sua carreira musical como uma forma de disfarçar a origem do dinheiro das atividades da organização criminosa.
A denúncia classifica a organização criminosa em quatro núcleos distintos:
- Núcleo de liderança encarcerada: Este grupo é liderado por Marcinho VP, que, de dentro da prisão, ainda controla a movimentação de recursos e toma decisões estratégicas referentes às atividades da facção.
- Núcleo familiar: Composto por Marcia e Oruam, este núcleo é encarregado de intermediar a execução das ordens e de gerir os ativos obtidos de maneira ilícita.
- Núcleo de suporte operacional: Este grupo tem a função de apoiar a lavagem de dinheiro e de criar estratégias para disfarçar o crescimento patrimonial da organização.
- Núcleo de liderança operacional: Ativo nas comunidades, este grupo executa ações criminosas, como o tráfico de drogas, recebendo e repassando valores obtidos dessas atividades ao núcleo familiar.
A continuidade das investigações e as operações realizadas pela polícia demonstram o comprometimento das autoridades em desmantelar redes de tráfico e lavagem de dinheiro que atuam no estado. Os desdobramentos deste caso poderão impactar significativamente a atuação do Comando Vermelho no Rio de Janeiro.
A sociedade observa atentamente os próximos passos do Judiciário em relação às denúncias apresentadas, na expectativa de que a justiça seja feita e a criminalidade organizada seja duramente combatida.
Fonte:: agenciabrasil.ebc.com.br




