Trupe da Saúde lança livro sobre palhaçaria em Hospitais em Curitiba

Redação Rádio Plug
3 min. de leitura
Foto: Foto: Divulgação

A Trupe da Saúde, que há 26 anos trabalha para humanizar a experiência de pacientes em hospitais, lançará seu primeiro livro intitulado “Numa Tarde Tanta Coisa: Crônicas Agudas de Palhaçaria em Hospitais”. O evento de lançamento ocorrerá nesta terça-feira (16), a partir das 17h30, no hall da entrada da Biblioteca Pública do Paraná. Além do lançamento do livro, haverá um bate-papo com os integrantes da Trupe e uma exposição de fotos e figurinos utilizados durante suas intervenções.

  • Espetáculo imersivo “Vozes da Floresta” entra em cartaz em Curitiba

Composta por palhaços e palhaças profissionais, a Trupe da Saúde iniciou suas atividades no ano 2000, realizando encontros semanais em hospitais de Curitiba. Por meio das linguagens da palhaçaria, improviso e música, o grupo estabelece conexões emocionais com pacientes, acompanhantes e equipes médicas, promovendo um ambiente mais acolhedor.

A atuação da Trupe gera impactos significativos na dinâmica hospitalar, contribuindo para a melhoria do ânimo nas áreas de tratamento, incentivando a colaboração dos pacientes com os cuidados de saúde e aprimorando a comunicação entre os internos e os profissionais da saúde, além de outros benefícios psicossociais.

Sobre o Livro e a Exposição

O livro nasce de um processo reflexivo e criativo, coletando crônicas escritas pelos próprios integrantes da Trupe ao longo de suas experiências. As histórias narradas refletem momentos significativos, trazendo à tona vivências decorrentes de visitas a cinco hospitais na cidade.

No evento de lançamento, haverá uma mesa redonda mediada pela equipe responsável pela organização do livro, composta por Gloria Kirinus, Camila Jorge e Biá Lopse. Eles compartilharão suas experiências sobre a criação deste projeto que une arte e solidariedade.

Além do livro, serão disponibilizadas crônicas em formato de podcast, ampliando o acesso ao conteúdo. A exposição de figurinos e fotos da Trupe também ficará em cartaz, permitindo que o público conheça mais sobre o cotidiano do grupo por meio de imagens e texturas. A visitação à mostra poderá ser feita até o dia 30 de junho de 2026.

Informações do Evento

Evento: Lançamento do livro “Numa Tarde Tanta Coisa”, Exposição e Podcast da Trupe da Saúde

Data: 16 de junho de 2026 (Terça-feira)

Horário: 17h30

Local: Biblioteca Pública do Paraná – Hall de entrada (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba/PR)

A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público.

Fonte:: bemparana.com.br

Anúncios
Compartilhe este artigo