Público infantil de 5 a 11 anos com comorbidades será o primeiro a receber o imunizante
A partir desta quarta-feira (19), Araucária vai começar a campanha de vacinação pediátrica contra a covid-19 para crianças que tenham entre 5 e 11 anos. Inicialmente, o imunizante será aplicado em crianças com deficiência permanente ou com comorbidades e crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19.
A vacinação deste público será centralizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) do CSU e o horário de funcionamento será das 08h30 às 16h de segunda a sexta-feira (sempre que houver disponibilidade de doses).
Crianças sem comorbidades serão convocadas em ordem decrescente de idade, ou seja, do mais velho para o mais novo, conforme recebimento de doses.
Como forma de organizar o processo, a UBS vai distribuir senhas conforme quantitativo de doses recebidas e a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) orienta que a criança vá com somente um único acompanhante. Além disso, se o acompanhante não for o pai ou a mãe ou o responsável legal é necessário apresentar uma carta de autorização preenchida e assinada pelos pais. Essa carta está disponível no site da Prefeitura (CLIQUE AQUI).
Comorbidades
As comorbidades listadas pelo Ministério de Saúde para priorizar a aplicação da vacina são as mesmas para crianças e adultos como, por exemplo: asma, diabetes, hipertensão. Para saber se a criança se enquadra nestas comorbidades é necessário se dirigir até a Unidade Básica de Saúde em que a criança é atendida e solicitar uma carta médica que declare a doença. Essa declaração também pode ser fornecida por um médico particular. O modelo da carta de declaração também está disponível no site da Prefeitura (CLIQUE AQUI).
Vacina
Ao contrário da vacina para adultos, a vacina pediátrica da Pfizer tem a tampa laranja e o intervalo entre a aplicação da primeira e da segunda dose deve ser de oito semanas. A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml, dosagem menor que a dos adultos.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou no final do ano passado a utilização da vacina da Pfizer em crianças no Brasil. Especialistas da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tiveram acesso aos dados coletados em estudos clínicos e também participaram da decisão da Anvisa.
CSU
A UBS do CSU irá funcionar exclusivamente para a aplicação da vacina contra a covid-19 em crianças. A Central de Marcação de exames também continuará atendendo no local. Os demais serviços da Unidade serão remanejados para as UBS´s Boqueirão, CSA (Centro) e Industrial e também no CEMO (Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas)
A equipe da UBS está entrando em contato via telefone com todos os pacientes que tinham procedimentos agendados como, por exemplo, consultas e atendimento odontológico, para informar o novo local em que serão atendidos.
Para demais serviços que não necessitam agendamentos tais como: vacinas de rotina, vacina contra a covid-19 para adultos, aferição de pressão arterial e curativos os pacientes podem se dirigir diretamente a uma das outras três UBS´s (Industrial, Boqueirão ou CSA).
Serviço:
Unidade de Saúde CSU: Rua Estela Lesniowiski Wzorek, 360
Por PMA