Um movimento que teve início em 2020, composto por engenheiros formados na década de 1960 pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), tem se destacado por sua atuação em prol da melhoria do País. Trata-se do Movimento de Cidadania Grita!, que, ao longo desses anos, tem promovido a conscientização do eleitor sobre a importância do voto consciente ao escolher seus representantes no Legislativo.
Na última quinta-feira (7), o movimento lançou um manifesto voltado tanto para os parlamentares quanto para a população em geral, no qual são abordados os principais problemas que afligem o sistema político brasileiro. “Apontamos as falhas que precisam ser corrigidas, mas também trazemos propostas viáveis e concretas para ajudar na reconstrução do Estado brasileiro”, declarou o presidente do Movimento, Luiz Maria Esmanhoto. O documento, intitulado “De um Estado‑sem‑noção para um Estado‑Nação”, traz uma análise crítica e propositiva sobre a situação atual do país.
O Grita! emergiu inicialmente entre colegas formados na turma de 1964, incluindo nomes como Cassio Taniguchi, Eduardo Guy de Manoel, Luiz Maria Esmanhoto e Manoel Loyola. Com o tempo, o movimento cresceu e agora conta com um extenso grupo de conselheiros, dirigentes e associados. A organização se estruturou em uma série de grupos de trabalho que estudaram profundamente a realidade brasileira e elaboraram um plano inovador de reconstrução do Brasil.
O manifesto critica o sistema político atual, destacando questões como a corrupção estrutural, as distorções na representatividade, a ineficiência administrativa, as desigualdades regionais e a falta de planejamento a longo prazo. Para reforçar seu diagnóstico, o movimento apresenta uma série de indicadores relacionados à educação, segurança, Judiciário, inovação e gestão pública, evidenciando a incapacidade do Estado em atender às demandas da sociedade contemporânea.
Além das críticas, o movimento propõe uma mudança pacífica e baseada em métodos institucionais, com uma ênfase especial no fortalecimento do Poder Legislativo. “Uma das principais iniciativas que apresentamos é o Plano Estado‑Nação (PEN), que estabelece diretrizes permanentes para a atuação parlamentar em 14 áreas estratégicas”, explica Roberto Henrich, diretor executivo do Movimento.
Para as próximas eleições, o Grita! está desenvolvendo plataformas digitais que facilitarão a identificação e o acompanhamento de candidatos que estão comprometidos com seu plano. Essas ferramentas, que utilizarão inteligência artificial e poderão ser acessadas via celular, estão em fase de conclusão e prometem fornecer informações relevantes sobre candidatos que compartilham a visão de mudança estrutural necessária no Brasil. “Temos associados de diversas faixas etárias, e é importante destacar que, mesmo com mais de 80 anos, podemos contribuir com soluções que combine conhecimento abrangente e tecnologia de ponta,” afirmou Esmanhoto.
Fonte:: bemparana.com.br




