Jovem tenista de Curitiba é convocado para o Sul-Americano na Colômbia

Redação Rádio Plug
4 min. de leitura
O tenista curitibano Henrique Vialle (Crédito: ...

O esporte paranaense ganha mais um destaque internacional com a convocação do jovem tenista curitibano Henrique Vialle, de apenas 16 anos. O atleta foi selecionado para integrar a delegação oficial do Brasil no Campeonato Sul-Americano por equipes, voltado para a categoria de 16 anos. A importante disputa continental ocorrerá entre os dias 3 e 8 de agosto, sediada na capital colombiana, Bogotá.

Atualmente treinandose e consolidando sua carreira na Rio Tennis Academy, centro de treinamento localizado no Rio de Janeiro, Vialle chega para a competição vivenciando um dos melhores momentos de sua trajetória nas quadras. O tenista acumula resultados expressivos ao longo da temporada atual, o que garantiu seu nome entre os principais representantes do país na modalidade.

Entre os principais feitos recentes do paranaense estão a conquista do título de campeão no torneio J100 de Lima, no Peru, além de campanhas de destaque que renderam o vice-campeonato no J100 de Punta Cana, na República Dominicana, e no torneio J60 realizado em Curitiba. Vale destacar que todas essas competições contam pontos válidos para o ranking mundial da categoria até 18 anos. Atualmente, Vialle ocupa a expressiva 228ª colocação geral no ranking internacional, sendo o segundo melhor brasileiro nascido em 2010 nessa faixa etária.

Preparação e expectativa para o torneio internacional

Para a missão na Colômbia, Henrique Vialle não estará sozinho. O tenista formará o esquadrão brasileiro ao lado dos atletas Livas Damázio e Victor Pignaton. A comissão e os jogadores têm viagem marcada para o próximo sábado, 1º de agosto, rumo ao solo colombiano, onde iniciarão a adaptação e os ajustes finais antes do início dos confrontos oficiais.

Em declaração sobre a oportunidade de vestir novamente as cores nacionais, o jovem não escondeu o entusiasmo. “Foi algo que eu e meu time trabalhamos muito para conquistar, dei o meu máximo e fico muito feliz em representar o Brasil. É minha terceira vez defendendo o Brasil em um Sul-Americano por equipes, estou muito feliz, vamos dar nosso melhor em busca do título e da vaga no Mundial”, pontuou o paranaense.

Busca pela vaga no Mundial

O Campeonato Sul-Americano de equipes de 16 anos funciona como uma seletiva fundamental para o cenário global da modalidade. As seleções que obtiverem o melhor desempenho ao longo do torneio garantem a classificação direta para a disputa da Copa Davis juvenil, que representa o Campeonato Mundial da categoria.

Esta não é a primeira experiência internacional de peso para o tenista de Curitiba. Vialle possui histórico vestindo a camisa da seleção brasileira em diferentes categorias de base. Ele já representou o país no Sul-Americano na categoria de 14 anos e, em 2024, alcançou a marca de vice-campeão mundial integrando a equipe nacional ao lado de Livas Damázio. O currículo do atleta na seleção ainda inclui uma convocação anterior para o Sul-Americano na categoria 12 anos, disputado em 2022.

O desenvolvimento da carreira de jovens promessas como Vialle conta frequentemente com o suporte de parcerias estratégicas no esporte. A Rio Tennis Academy mantém convênios e apoios com marcas e empresas de expressão nacional e internacional, como ENGIE, Kallas, FILA, Wilson, LIQUIDZ e Granado, fomentando a estrutura necessária para o surgimento de novos talentos do tênis brasileiro.

Fonte:: bemparana.com.br

Anúncios
Compartilhe este artigo